17 de janeiro de 2013

Por onde anda o Dishwalla?


Banda fez sucesso na metade da década de 1990 com o hit 'Couting Blue Cars'. 
Foto: Divulgação.

O 'Por onde anda?' desta vez traz uma breve história da banda estadunidense, Dishwalla - uma das minhas 845 bandas de cabeceira (como diz o 'homem-enciclopédia', Roberto Maia). O grupo foi formado em 1994, na cidade de Santa Barbara, Califórnia  por J. R. Richards (Vocal), Rodney Browning Cravens (Guitarra), Jim Wood (Teclado), George Pendergast (Bateria) e Scot Alexander (Baixo).

O sucesso veio logo no primeiro disco, 'Pet Your Friends', lançado em 1995 e que tinha o maior hit dos caras, 'Couting Blue Cars', eleita pela Billboard a melhor música de rock do ano seguinte. O CD também tem 'Charlie Brown´s Parents', que tocou bastante aqui no Brasil. Mas assim como o sucesso foi rápido, o declínio veio na mesma velocidade.

'And You Think You Know What Life's About', de 1998, não obteve o mesmo êxito, apesar de possuir músicas maravilhosas, como 'The Bridge Song'. No ano seguinte, a música 'Find Your Way Back Home' é incluída na trilha do primeiro 'American Pie', conferindo certa notoriedade aos caras.

Depois de um tempo sem lançar nada inédito, o álbum 'Opaline' (2002) chega às lojas. 'Home', um dos singles, entra na trilha do seriado 'Charmed'. Mesmo recheado de músicas boas (como 'Angels or Devils' e 'Somewhere in the Middle'), o CD não foi um sucesso de vendas, apesar de o público da banda ser fiel e lotar os shows, como mostrado no disco ao vivo 'Live... Greetings From The Flow State' (2003).

Em 2005, novo álbum: 'Dishwalla', que teve como single a música 'Collide', incluída na trilha sonora do seriado 'Smallville'. Mesmo com a boa exposição na série, a canção não alavancou o disco, que não figurou nem no top 200 da Billboard, ao contrário dos três primeiros CDs.

Pausa para reflexão e nova formação

No ano seguinte ao lançamento do 4º álbum, a banda decide dar um tempo em suas atividades, retornando aos palcos em 2008 com outro vocalista, Justin Fox. O ex-vocalista J.R Richards lança, em 2009, seu primeiro trabalho, intitulado 'Beautiful Day'.

Um ano mais tarde, Richards monta o projeto theGloriouslove em parceria com Jason Koiter and Trace Ritter. Sob a alcunha de Califas, o músico compõe uma faixa para a trilha da Copa do Mundo, realizada em 2010 na África do Sul. 'A Beuatiful Game' é lançada digitalmente e não consta no CD lançado à época.

Em 2011, Richards cria o projeto 20k Watts junto com Leo e Ryan Rossi. O intuito do projeto é  'trazer energia limpa e sustentável para comunidades capacitando as pessoas em áreas pobres a usar o sol, o vento e a bateria para armazenagem e fornecimento de energia elétrica'. Richards é produtor e co-proprietário da REID-Richards (uma empresa de produção de artista), juntamente com Min Reid.

Já o Dishwalla, via Facebook oficial, anunciou no ano passado um show para  arrecadar dinheiro para o 'Rock Academy', projeto beneficente e sem fins lucrativos do baterista George Pendergast que organiza festivais e dá oportunidade a jovens músicos da Califórnia. A apresentação contou com Justin Fox nos vocais, que passou a integrar a banda em definitivo.

Por enquanto, os caras seguem sem fazer apresentações e não há qualquer informação sobre um novo álbum. No site do J.R Richards há uma versão acústica de 'Couting Blue Cars' para download. A música é um dos temas do seriado 'How I Met Your Mother'.

Abaixo, os dois clipes de maior sucesso da banda, 'Couting Blue Cars' e 'Charlie Brown´s Parents'.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Cara muito boa essa materia sobre essa banda da qual gosto muito!!
Espero que o mais breve possivel eles apareçam com um novo cd

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.