26 de maio de 2012

Por onde anda Michael Keaton?

Ator conhecido por atuar em filmes de Tim Burton, hoje dubla desenhos como 'Toy Story'. Foto: Divulgação.

Michael John Jones, mais conhecido como Michael Keaton nasceu na Pennsylvania, States, em 1951. Famoso por sua parceria com Tim Burton em filmes como 'Os Fantasmas se Divertem' e os dois primeiros 'Batman', Keaton era pra estar 'na crista da onda' ainda hoje, com 61 anos.

Mas, inexplicavelmente, o cara 'aparece', vez ou outra' com certo destaque. A carreira de Keaton começou em 1977, na comédia para a TV 'Klein Time', escrita pelo ator Robert Klein (de filmes como 'Como Perder um Homem em 10 Dias).

Mas o sucesso veio mais de dez anos depois, com 'Os Fantasmas se Divertem', de Burton. No longa, Keaton é Beetlejuice, um fantasma que tem a missão de ajudar um casal de espíritos a assustar os novos moradores de sua antiga casa. Clássico da 'sessão da tarde'.

Um ano mais tarde, Tim Burton o escala para viver Bruce Wayne/Batman, na sua versão sombria do homem-morcego. Como o Cavaleiro das Trevas, Keaton mandava bem, mas como Bruce Wayne...Essa parceria ainda rendeu mais um filme, 'Batman - O Retorno'.

Em 1992, o primeiro flerte com a animação: Keaton dublou a versão americana de 'Porco Rosso', clássico do diretor japonês  Hayao Miyazaki. Já no ano seguinte, o cara estrelou a comédia romântica 'Minha Vida', fazendo par com Nicole Kiedman.

O 'Jornal', de 1994, consolidou o trabalho de Keaton como um dos atores mais versáteis de sua geração. Ele interpretava um repórter  que tenta inocentar dois jovens negros e conseguir a 'grande matéria' da sua vida. Outro ponto alto na carreira do cara.

Em 'Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias', Michael Keaton atua ao lado da também sumida Andie MacDowell. No filme, ele interpreta um cara que decide aceitar a sugestão de um cientista, que cria clones em versões diferentes - e engraçadas- de seu personagem.

Ainda no auge, Keaton é um dos 856 nomes de 'Jackie Brown', considerado um dos piores filmes de Quentin Tarantino. Dispensável. Em 'Medidas Desesperadas', as coisas começam a desandar. Keaton interpreta um criminoso que se vê 'obrigado' a ser doador de medula para o filho de um policial. No caminho para o hospital, ele foge e o 'agente da lei', interpretado por Andy Garcia, terá de recapturá-lo, se quiser salvar seu filho. Que sinopse....

Depois disso, Keaton fez filmes inexpressivos (como 'Uma Noite Mágica' e 'A Filha do Presidente') e retoma seu trabalho como dublador na animação 'Carros', de 2006. Dois anos depois, estreia como diretor em 'Má Companhia', filme que também protagoniza.

Em 2010, dois destaques: ele dá voz ao boneco Ken, em 'Toy Story 3' (papel que repetírá em 'Toy Story 4') e aparece em 'Os Outros Caras', comédia escrachada estrelada por Will Farrel e Mark Wahlberg.

Embora Michael Keaton tenha deixado de fazer grandes filmes (ou pelo menos que rendam bilheteria e cheguem por aqui), dá pra perceber que o cara continua na batalha e sobreviveu ao 'estigma' de viver um personagem só.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.