2 de julho de 2011

'Livraria não é biblioteca'...


...Ou o post de apoio ao blog 'Manual prático de bons modos em livraria'.
Imagem: Reprodução.

Queridos (as) dois (duas) leitores (as) do blogzinho, não sei se já mencionei antes, mas trabalhei por 10 (DEZ!) anos em livrarias aqui em São Paulo.

Comecei na Siciliano (de 1997 a 1999), passei pela Saraiva (2001 a 2008), Livraria da Vila (os piores 20 dias da minha vida) e terminei bem na Livraria Cultura (2008 a 2010).

Em cada uma delas tive experiências incríveis, engraçadas, trágicas (de verdade) e momentos felizes (conheci minha futura esposa na Saraiva!).

'E daí?', você se pergunta. Daí que presenciei cenas, perguntas, 'bolas foras' (minhas, de colegas e de clientes) memoráveis, além de histórias engraçadas e passei por bons bocados com meus atendimentos 'vips'.

Para minha 'alegria', me deparo com o fantástico blog 'Manual prático de bons modos em livraria' (link repassado pelo amigo Arthur, que o recebeu de outro amigo e ex-comparsa Diego), página que traz algumas dessas histórias engraçadas vividas pelos autores e colegas (bom saber que não sofri sozinho...hehehe).

Por isso, apoio a difícil missão dos autores do blog (que preferem ficar anônimos para não se prejudicarem no trabalho) e recomendo a leitura dos posts (um melhor que o outro!). E se os caras saíram aqui e aqui, eu tinha que comentar no blogzinho, né mesmo?

Sete anos e 'procurando o demo'

Claro que eu não podia deixar de mencionar duas histórias que aconteceram com um colega na época em que eu trabalhava na Saraiva (imaginem, 7 anos!):

Um cliente veio, esbaforido, perguntar de um DVD que ele queria dar para seu sobrinho.

- "Você tem aí o 'Procurando o Demo'?"

- 'Não seria, 'Procurando o Nemo'?"

- "E não foi o que eu disse?"

- "Claro, senhor (com a cara de 'o cliente sempre tem razão')"


A outra história é meio uma lenda. Um conferente (o cara que confere e dá entrada nas notas fiscais) estava andando pela loja e foi abordado por um cliente (o cara que não é vendedor ODEIA quando isso acontece):

- 'O senhor tem um livro... (conferente interrompe)?'

- 'Senhor, temos nas prateleiras quase 10 mil títulos, fique à vontade e escolha um!' (JURO que não fui eu quem deu essa resposta!)


Vida longa ao 'Manual prático de bons modos em livraria'! =D

Ps: Eu deveria ter levado adiante a ideia de ter um blog com essas histórias....Oh, vida, Oh céus....

Ps²: O CSC, além do Twitter!, agora também tem página no Facebook. Curte lá!
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