20 de junho de 2011

Crítica: 'Ria da sua vida...e da minha ainda mais - 4'



Livro diverte e emociona.
Foto: Divulgação.



Você, 'fiel' leitor (?) percebeu que ando meio sem tempo de postar por aqui, né mesmo? (Tá, eu sei que quase ninguém lê isso aqui...) Mas isso vai mudar (acho!). Sem mais delongas e choramingos (pra variar...) mãos à obra.

A 'arte' de criticar se torna um sacrificio quando se é fã de determinado artista, seriado ou escritor (como é o caso aqui). Você meio que fica 'tateando' no escuro, com medo de ofender seu ídolo ou ser um 'puxa-saco' total.

Mas, não tem jeito: terminado um livro quase sempre (mentira), tenho vontade de escrever sobre. E com 'Ria da sua vida...e da minha ainda mais', quarto livro da série 'Ria da Minha Vida', de Evandro Daolio, não foi diferente (vou puxar o saco, e daí?)

Comprei meu exemplar no lançamento da obra no último dia 09/06, mas comecei a lê-lo somente na segunda-feira, 13 (aniversário, dia dos namorados, TCC etc), terminando a leitura três dias depois, na quinta (16).

Para quem não sabe, o livro traz histórias (reais) emocionantes e engraçadas de Evandro Daolio ao longo de sua vida. 'E daí?' você se pergunta.

Daí que em 'Ria da Minha Vida' você perceberá que algumais situações vividas por Evandro se assemelham com as que você vive. Sem contar que a leitura (ora séria, ora hilariante) é agradável.

'Ria da sua vida...e da minha ainda mais', lançado pela Novo Século, leva os livros da série a outra editora, a Novo Século (antes os livros eram publicados pela ARX/Siciliano).

Como você pode ver na entrevista que Evendro concedeu ao Jô Soares no vídeo abaixo, o primeiro capítulo faz uma 'retrospectiva' dos livros anteriores para 'situar' o leitor - algo que me irritou um pouco, mas só porque eu já li os outros três mais' de 'mil' de vezes (toda vez que eu levava um fora, por exemplo).

Mas não se preocupem, há histórias e teorias inéditas e engraçadíssimas (sério, por várias vezes quase tive que descer do ônibus de tanto que eu ria sozinho!).

Mas o capítulo mais emocionante, sem dúvida, é 'Jardim Sofia' (leia o livro para saber o porquê desse nome), no qual Evandro aborda a morte de seu pai, vítima de câncer.

Como vocês devem saber, perdi minha mãe em abril deste ano e, ao ler as palavras de dor do autor, revivi os dias difíceis no hospital em que minha mãe esteve internada. E aí, amigo, chorei no ônibus também, claro . Texto emocionante e lindo!

Enfim, 'Ria da sua vida...e da minha ainda mais' é um prato cheio para os 'dias loucos' em que vivemos e um alento às nossas almas por sabermos que não estamos 'sós' e as nossas burradas são iguais (ou piores que) as dele. Divirta-se!




Abaixo, uma entrevista de Evandro Daolio no Jô Soares.





Para saber mais sobre a série e o autor, confira essa entrevista feita por mim e meu parceiro Alan Morici em 2009, ou acesse o site.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.